fbpx

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa”. (Mt 5:15).

Brasília pode ser a nossa capital administrativa. São Paulo, por sua vez, pode ser o lugar que movimenta a nossa economia. Contudo, no Brasil, somente o Rio de Janeiro pode ser reconhecido como uma cidade com “capitalidade”.

Você sabe o que é “capitalidade”? O italiano Giulio Carlo Argan, em seu livro A Europa das Capitais, disse que cidades capitais são aquelas que foram vocacionadas como o coração e o cérebro de seus países. Em sua perspectiva, elas possuem três características singulares: pluralidade, visibilidade e vanguarda. Em outras palavras, uma cidade com capitalidade é multifacetada. É o cartão postal do seu país. É o eixo que irradia as principais mudanças políticas e culturais da nação. Sim! O Rio de Janeiro é uma cidade capital.

Em nosso distrito temos múltiplas realidades. Afinal, todo carioca sabe que o Rio do Jacarezinho é um e o Rio do Leblon é outro. Além disso, somos a vitrine do Brasil. Toda vez que o nosso país é citado no exterior, as primeiras imagens projetadas sempre são o Cristo Redentor, Arcos da Lapa e Pão de Açúcar. Enfim, somos uma cidade vanguardista. O Rio de Janeiro é um centro de irradiação. Fomos a capital na colônia, no império e na república. Historicamente, tudo que ocorre no país, ou começa ou passa por aqui.

Tudo isso me faz pensar que não somos uma cidade qualquer. Somos a vitrine do Brasil. Em linhas gerais, toda vez que me pego pensando acerca destas coisas me pergunto: “Quais seriam as dimensões de um avivamento genuíno no Rio de Janeiro?”; “Onde nossas igrejas poderiam chegar se amassem a missão e os perdidos que se encontram nas ruas cariocas?” Deus possui um sonho para a nossa cidade. Repito! Somos a vitrine do Brasil. Somos o coração do nosso país! Que a Luz que um dia nos alcançou irradie as trevas da nossa nação. Amém.

Pr. Ramon Oliveira
Pastor de Jovens e Adolescentes na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro (PIBRJ); Professor Tutor no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB); Segundo Presidente da Convenção Batista Carioca (CBC).