Os batistas cariocas se reuniram, entre os dias 23 a 25 de maio desse ano, na Igreja Batista de Tauá, na Ilha do Governador, para mais uma assembleia anual que teve como destaques a eleição da nova diretoria da Convenção Batista Carioca e uma noite especial dirigida por jovens e adolescentes, encerrando os três dias de deliberações.

A 114ª Assembleia da Convenção Batista Carioca teve início na noite de quarta-feira, em culto inspirativo que também comemorou os 90 anos de existência da IB Tauá. A programação marcante contou com a apresentação do coral da igreja e a mensagem do pastor Tércio Ribeiro, da Primeira Igreja Batista de Maceió. No contexto da celebração, o orador da noite ressaltou características como unidade, perseverança e a necessidade de mais paixão por Cristo e sua causa.

O segundo dia foi destinado a apresentações de relatórios dos conselhos e organizações, bem como as devidas deliberações e discussões. Destaques foram dados ao Colégio Batista Shepard, pelos novos ares que permeiam a situação financeira e administrativa da instituição; e a Missões Rio, que encerra um ciclo de gestão com o retorno do coordenador Pr. Ulisses Torres ao campo missionário, como capelão esportivo. A Junta de Ação Social Carioca também se destacou pelo lançamento da nova campanha de parceria, permitindo a participação mensal de irmãos e igrejas que desejam apoiar o Lar Batista do Ancião.

Na noite de quinta-feira, os batistas cariocas foram desafiados a partir da apresentação de projetos missionários urbanos. A Noite Missionária, como é conhecida, mostrou seus frutos, entre eles o jovem Lucas que, em vídeo, testemunhou sobre a importância da capelania batista na unidade em que cumpriu medida socioeducativa. Atualmente, o jovem trabalha, é membro de uma igreja evangélica e ainda é voluntário de um projeto social da 4ª IB do Rio de Janeiro.

A assembleia carioca também reservou um momento para a apresentação de seis novas igrejas batistas da cidade. Representadas pelos seus líderes, receberam certificados da Convenção Batista Carioca, em reconhecimento e gratidão a Deus por essas novas agências do Reino. São elas: Igreja Batista Vitória em Brás de Pina, Comunidade Batista Atos 29, Igreja Batista da Conquista, Segunda Igreja Batista em Cascadura, Igreja Batista Betel do Rio de Janeiro e Igreja Batista Palavra e Vida em Campo Grande.

As deliberações da manhã de sexta-feira, especialmente a discussão sobre a reestruturação da CBC, ficaram prejudicadas pela falta de quórum. Muitos mensageiros não conseguiram vencer as dificuldades de locomoção resultantes da greve dos caminhoneiros. Por conta disso, ficou definido que uma assembleia extraordinária será convocada para que esse importante tema possa ser tratado. Informações como local, data e hora serão comunicadas pelos canais oficiais da CBC e também por e-mail.

A sessão de encerramento foi, sem dúvida, marcante. Não apenas pela costumeira cerimônia de posse da nova liderança dos batistas cariocas, mas especialmente pela Noite da Juventude. Foi um culto com a participação massiva de jovens e adolescentes batistas cariocas. Além de coordenarem a programação, eles trouxeram grupos de louvor, coral, teatro de mãos e a mensagem do pastor de jovens da PIB da Barra, Pr. Hugo Sampaio, lembrando a todos de que é necessário apoiar e valorizar a nova geração.

Composição da nova diretoria
Confira os eleitos da nova diretoria da Convenção Batista Carioca: Presidente – João Reinaldo Purin Junior (IB Meier); 1° Vice-presidente – José Maria de Souza (PIB da Barra); 2° Vice-presidente – Walter Ferreira da Silva Junior (IB Rio da Prata); 3° Vice-presidente – Rachel de Abreu Pereira (PIB Penha); 1º Secretário – Flávio Pereira da Silva (IB Abolição); 2º Secretário – Valmir Roberto de Almeida Rocha (PIB Pilares); 3º Secretário – Jean Carlo de Oliveira Ferreira (PIB Vila da Penha).