A fim de amenizar a comoção de dor e sofrimento que muitas vezes os hospitais suscitam, a Capelania Hospitalar de Missões Rio reuniu voluntários que se unem todas as segundas-feiras para prestar assistência aos enfermos do Hospital Federal do Andaraí por meio da palhaçaria.

O Projeto, chamado Trupe Sorrisão da Vida, tem como objetivo oferecer assistência espiritual por meio de atividades lúdicas, tornando o ambiente hospitalar mais leve, agradável, animado e cheio de esperança.  Os voluntários dedicam um dia na semana para percorrer as enfermarias do hospital levando amor e alegria para crianças e adultos.  “Os pacientes os recebem com gratidão em seus corações por saberem que existem pessoas que doam seu tempo para abençoar vidas e levar um pouco de alívio aos que sofrem”, contou a missionária Sandra Regina.

A missionária também expressou a gratidão a Deus pela vida dessas pessoas que tem colocado suas vidas a disposição de servir ao próximo e expôs o desejo de ver o crescimento deste grupo. O trabalho é realizado há quatro meses e, atualmente, conta com uma equipe de seis voluntários. “A Dra. Luzinha respeita a escolha do paciente, ela só entra na enfermaria se for autorizada pelo paciente. Além da alegria, leva amor, carinho e um “mimo” para cada um que visita cantando, brincando, e fazendo “mágicas”. Se empenha para que, em poucos minutos, o paciente esqueça a sua dor, e se realiza quando consegue tirar boas gargalhadas”, contou a voluntária Lúcia Rezende, intérprete da Doutora Luzinha.

A voluntária ainda afirmou que este meio de estabelecer uma conexão empática com pacientes, familiares e até mesmo com funcionários do hospital, gera efeito positivo na vida de todos que são impactados, inclusive do próprio voluntário. “Doar um pouco do meu tempo traz benefícios para minha saúde física e mental, bem como para quem recebe esse tempo”, declarou. A abrangência do projeto pode ser maior com o apoio de mais pessoas que tenham o desejo de colocar a vida à disposição.

Para participar da Trupe Sorrisão da Vida, entre em contato com a missionária Sandra Regina, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone da Convenção Batista Carioca (21) 2569-0988 (peça para transferir para o departamento Missões Rio).