fbpx

Criado com o objetivo de fortalecer as igrejas pequenas ou em situação de risco de extinção, o Programa Barnabé veio para suprir carências estruturais ou ministeriais, no tocante ao suporte financeiro e capacitação de lideranças para a geração de um trabalho sadio e autossustentável.

Dessa forma, a Convenção Batista Carioca tem olhado para suas afiliadas de maneira a dedicar-se ao crescimento do evangelho em áreas carentes e, pontualmente, no apoio de obreiros, dando-lhes oportunidade de desenvolvimento pessoal, emocional e ministerial.

As igrejas apoiadas são analisadas estrategicamente, também levando em consideração a demografia e liderança receptível. Com relação ao pastor, sendo filiado à Ordem dos Pastores Batistas do Brasil – Seção Carioca, ou evangelista e líder reconhecido pela denominação, também poderá receber apoio.

As igrejas apoiadas serão acompanhadas trimestralmente para a verificação de seu desenvolvimento ministerial. Neste período, a CBC recomendará cursos específicos e encontros para mentoria com líderes de igrejas apoiadoras ou da própria denominação, fazendo valer a nova forma de atuação em redes.

Em esquema de parceria, a CBC e suas redes atuarão juntas na seleção de comunidades eclesiásticas em dificuldades ministeriais, providenciando recursos e convidando igrejas, preferencialmente da própria região, que possam oferecer apoio. As parcerias possuem prazos, que poderão chegar a três anos (renováveis), e metas a serem cumpridas, de acordo com a especificidade do trabalho que deverá ser realizado na igreja apoiada.

Em suma, caberá à igreja apoiada:

– Executar o plano de ação proposto pela Convenção, em harmonia com a REDE e/ou Igreja Apoiadora;
– Informar mensalmente o desenvolvimento da igreja através de relatórios de atividades e financeiro;
– Contribuir mensalmente para o Plano Cooperativo da Convenção e levantar as ofertas missionárias;
– Enviar, com auxílio da Convenção, REDE ou Igreja Apoiadora, o obreiro para congressos e encontros de treinamento;
– Acatar as orientações da Igreja Apoiadora, REDE e da Convenção, que claramente ajudam no crescimento;
– Participar dos eventos denominacionais;
– Executar, pelo menos, um programa de crescimento para a igreja, disponibilizado, ou reconhecido pela Convenção (“Programa Barnabé“, “Evangelismo como Estilo de Vida”, “Pescadores que pescam”, “Igreja Multiplicadora”, Igreja em Células, NEBs, Discipulado, entre outros), até a data da primeira avaliação anual.

Para mais informações sobre o Programa Barnabé, entre em contato com a Convenção Batista Carioca:

Telefone: (21) 2569-0988
E-mail: redes@batistacarioca.com.br