No mês janeiro ocorreu o ANVER – Acampamento Nacional dos Embaixadores do Rei no Sítio do Sossego, no município de Casimiro de Abreu. O acampamento recebe Embaixadores do Rei de todo o Brasil, tendo como objetivo proporcionar aos meninos uma programação rica em comunhão, fortalecimento espiritual, desenvolvimento físico e intelectual.

Os coordenadores do Departamento de Embaixadores do Rei Carioca, Tiago Rodrigues, Raphael Sobrinho e Rubens Santana, relataram como sucedeu o evento e destacaram a relevante participação dos Embaixadores do Rei da cidade do Rio de Janeiro. Confira:

“O ANVER (Acampamento Nacional de Verão dos Embaixadores do Rei) é a mais antiga e tradicional programação dos Embaixadores do Rei do Brasil. O acampamento é realizado desde 1951, no Sítio do Sossego. Durante as quatro semanas de Janeiro, o DENAER (Departamento Nacional dos Embaixadores do Rei) delega a responsabilidade de direção das semanas do acampamento aos líderes nacionais da organização. Na semana de ANVER, os meninos são divididos em 6 núcleos, por idade: Aquário (até 10 anos), Arco-irís (11 e 12 anos), Alvorada (13 anos), Abilene (14 e 15 anos) Alto da Boavista (16 anos) e Valentes (a partir de 17 anos).

Nesses núcleos, os meninos esquecem suas embaixadas locais (igrejas) e ganham uma nova embaixada durante a semana – além de conhecerem novos conselheiros e embaixadores de diversos estados do país. É a oportunidade dos acampantes trabalharem os 5 ideais da organização: Estudo da Palavra, Missões, Oração, Serviço Real e Mordomia.

A rotina é intensa e com atividades diversas. Todos os dias, a alvorada é realizada às 6h. Nessa ocasião, os meninos acordam e realizam a higiene pessoal, organizam as camas, limpam seus núcleos e cabines. Às 6h20, realizam treinamento físico com pequenos alongamentos seguido da cerimônia cível, ao qual é recitado o tema, divisa, compromisso da organização, além de citar o compromisso da bandeira Cristã e Hino Nacional. Após o café da manhã, os núcleos se revezam entre atividades esportivas (futebol, futsal, vôlei e jogos sociais), trilhas, recreação, momentos missionários e cultos nucleares. E todo o acampamento se reúne nas refeições e cultos no salão nobre.

A terceira semana do ANVER (20 a 24/01) teve liderança formada por Raphael Sobrinho (PIB Guadalupe), Tiago Rodrigues (PIB Nova Jerusalém) e Rodrigo Lopes (PIB de Dourados). Porém, não apenas na terceira semana, mas em todas as semanas do ANVER, o DCER Carioca teve líderes envolvidos nos comandos de núcleos e programações.

No total, a terceira semana teve 17 igrejas da Convenção Batista Carioca e, aproximadamente, 300 inscritos somados às igrejas de Mato Grosso do Sul, Ceará e DCER Fluminense. Somando todas as semanas de acampamento, chegamos, aproximadamente, a 42 igrejas e 300 embaixadores da Convenção Batista Carioca (CBC) participando do ANVER.

Também tivemos a inédita ‘Corrida Corajosos’ (corrida de obstáculos), na qual os embaixadores e conselheiros foram desafiados a superarem suas limitações físicas e psicológicas em prol da vitória do grupo. E tudo isso somando a incrível programação do acampamento nacional como a manhã da decisão, competições bíblicas, momentos missionários, jantar temático, entre outras programações que fazem desse acampamento uma atividade inesquecível para qualquer Embaixador do Rei.

Essa foi a primeira programação do Dcer Carioca em 2020, mas ainda teremos muitas atividades durante o ano. O convite fica a todas as igrejas do Rio de Janeiro que tem embaixada e desejam andar junto com o Dcer praticando os 5 ideais da organização.”

O Plano Cooperativo, percentual financeiro enviado por sua igreja à Convenção Batista Carioca, fortalece organizações como os Embaixadores do Rei. Essa oferta capacita conselheiros e envolve meninos no trabalho missionário local, nacional e mundial. Incentive sua igreja a continuar investindo recursos no desenvolvimento missionário batista carioca. Ligue para (21) 2569-0988 ou envie um e-mail para [email protected] para solicitar o boleto de contribuição de sua igreja.