fbpx

Eventualmente nossa igrejas entram em processo de sucessão pastoral. É um tempo que precisa ser aproveitado para que a Igreja busque intensamente a direção de Deus sobre seu novo pastor, líder. Processos de sucessão não ungidos, manietados, conduzidos, invariavelmente trazem muita dor para os pastores escolhidos e também para a igreja. É preciso que haja um casamento entre a escolha de Deus e da Igreja.

Nessas horas de vacância pastoral, não são todas as igrejas que contam com pastores membros no seu rol, a ponto de ajudar a liderança com o púlpito, aconselhamento e, porque não, instruindo o processo de sucessão pastoral. Além dos muitos afazeres que cada irmão e irmã da liderança tem, a ocupação de atividades pastorais costuma sobrecarregar esses queridos líderes e, não poucas vezes, precipitando o processo de sucessão. Os atalhos, a pressa, comprometem a melhor escolha, o melhor discernimento espiritual.

Por esta razão, a Convenção Batista Carioca se propôs a ajudar as igrejas, sendo a ponte entre as que estão sem pastor e aquelas que possuem pastores no seu rol de membros. O objetivo é que as que possuem pastores no seu rol de membros, uma vez demandadas por igrejas em sucessão pastoral, forneçam uma escala de púlpito pelo tempo que a igreja sem pastor precisar.

O que é preciso fazer? Você pastor, que possui outros colegas na membresia de sua igreja e que se dispõe a ajudar igrejas em processo de sucessão pastoral fornecendo uma escala de púlpito, contate o escritório da Convenção Batista Carioca (CBC). Deixe ali seu nome e Igreja, assinalando assim a disponibilidade.

A você que faz parte da liderança de uma igreja que hoje está sem pastor, e que gostaria de não se preocupar com uma escala de pregação, de púlpito, contate a CBC. A Convenção irá fazer a ponte entre a necessidade de sua igreja e a possibilidade em ajudar de outra igreja. Ela tão somente colocará as duas igrejas em contato. A partir daí a cooperação se estabelece entre as coirmãs.

Por fim uma dica: no site da Convenção Batista Brasileira há um pdf gratuito fornecendo diretrizes para a sucessão pastoral de uma Igreja.

Em cooperação,

Pr. Sergio Dusilek
Presidente da CBC