Um dos propósitos estabelecidos para a Convenção Batista Carioca é o da capacitação de igrejas. Este objetivo tem sido cumprido graças ao esforço cooperativo das igrejas filiadas à CBC, que têm mantido as contribuições, sejam financeiras ou por meio de participações estratégicas.

Para os próximos meses, temos alguns eventos que abençoarão a sua igreja, desde a liderança aos que ainda estão recebendo as primeiras lições de vida cristã. E para começar nossa lista, queremos falar da Conferência Liderar 2019 – um evento destinado a pastores e líderes que abordará diversos temas, entre eles a liderança feminina.

Conferência Liderar
A Conferência Liderar é organizada pelos Pastores Batistas Cariocas e acontecerá nos dias 30 e 31/08, sendo sediada pela Primeira Igreja Batista de Irajá – R. Toropasso, 47 – Irajá. As plenárias centrais da conferência trazem os pastores João Reinaldo Purin JR (IB Méier), Wander Ferreira Gomes (PIB Recreio) e Jeremias Pereira (8ª Presbiteriana de BH). Serão três mensagens com grandes lições de liderança, partindo do contexto bíblico às experiências pessoais.

Além delas, os participantes terão acesso aos painéis temáticos, com as seguintes abordagens: “Inteligência emocional e desenvolvimento pessoal” – Janaina Eller, da PIB da Barra; “Liderança e o trabalho em equipe” – João Emílio, da PIB Irajá; “A mulher em posição de destaque: a importância da liderança feminina” – com Maura Rute, da PIB Recreio; “Mentoria e capacitação: desenvolvendo habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” – Carlos Elias dos Santos (PIB Campo Grande); e “Liderança transformacional” – Marcos Petricci (PIB Moça Bonita).

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.batistacarioca.com.br/conferencialiderar/, com promoções para caravanas de líderes. O site também traz outras informações sobre o evento como, por exemplo, a programação.

Congresso de Administração Eclesiástica
Ainda falando sobre o aperfeiçoamento de líderes, a Convenção Batista Carioca também realiza, no dia 29 de setembro, mais uma edição do Congresso de Administração Eclesiástica, dessa vez sendo sediado na PIB de Jacarepaguá.

O Congresso vem, a cada ano, levando novidades sobre atividades administrativas, contábeis e fiscais do universo eclesiásticos. É uma programação que cobre os períodos da manhã e tarde, com painéis centrais inspirativos e oficinas técnicas, de acordo com perfis ministeriais.

A título de exemplo, no último ano foram realizadas sete oficinas, tratando dos seguintes assuntos: Secretaria – elaboração de atas; Atribuições e responsabilidades de um Conselho Fiscal e a iminente cassação do CNPJ das igrejas,; Ministério com Idosos; Como ser um tesoureiro eficiente; Como promover missões e o PAM na Igreja Local; Ministério de culto e louvor e como elaborar uma ordem de culto, ; e Aposentadoria: leis atuais, contribuições e possibilidades. Espera-se conteúdo parecido para a programação de setembro, mas com algumas novidades.

O Congresso de Administração é gratuito, com inscrições sendo feitas pela página www.batistacarioca.com.br/administracao-eclesiastica/ (em breve).

Workshop Canta Natal
Pensando nas atividades de final de ano, os Músicos Batistas Cariocas realizarão, no dia 10 de agosto, na IB Memorial da Tijuca (R. Conde de Bonfim, 789) um workshop para o aperfeiçoamento de coristas. Todos os anos, a MBC realiza o Canta Natal, que abre vagas para a participação de cantores de todas as igrejas batistas cariocas. Para 2019, a ideia é qualificar o grupo, reparando as fragilidades técnicas e devolvendo às igrejas membros musicalmente mais experientes.

O Workshop Canta Natal 2019 traz a participação de Steella Júnia, com seu recital de piano, e as palestras de Eduardo Lakschevitz (Dinâmica de Ensaio Coral), Erick Alves (Técnica Vocal) e MM Gabriel Azevedo (Leitura de Partitura). As inscrições estão abertas pelo site www.e-inscricao.com/ambc/workshopcantanatal2019 , com preços populares, incluindo alimentação ou não.

União Feminina Missionária Batista Carioca
A UFMBC está organizando uma série de atividades para os meses de setembro, outubro e novembro.

Começando pelas crianças, no dia 14/09, meninas de igrejas batistas da capital se encontrarão na PIB do Rio para o 43º Congresso Carioca de Mensageiras do Rei. O evento acontece das 8h30 às 17h, com participação da querida missionária Lúcia Margarida e da Cristolândia Feminina – projeto da Junta de Missões Nacionais.

Crianças de 4 a 8 anos também serão contempladas com o 1º Congresso de Amigos de Missões, no dia 19/10, no Centro Integrado de Educação e Missões (CIEM).

Em novembro, no dia 9, jovens e adultas se encontram no 2º Congresso de Mulheres Cristãs em Missão. O evento acontece, das 9h às 16h, na PIB de Jacarepaguá, contemplando toda a região Oeste do Rio.

Adolescentes em ação
Cumprindo a tarefa de investir na vida cristã dos adolescentes, a organização Adolescentes Batistas Cariocas realiza, no dia 3 de agosto, na Igreja Batista do Méier (R. Hemengarda, 31), o encontro “Chega Junto”.
A programação terá início às 18h e promete um momento diferenciado, com apresentação de coros, bandas e grupos de coreografia.

Vale a pena investir nesta faixa etária, promovendo momentos de sociabilidade e reflexão. Incentive seus adolescentes e, por que não, venha conferir também.