Instruções Gerais às Lideranças e Interessados,

Os Pastores Batistas Cariocas, através da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil – Seção Carioca (OPBB-Ca) atuam na cidade do Rio de Janeiro, na região da Convenção Batista Carioca. Nossas ênfases são o cuidado e a capacitação do pastor ou da pastora, sua família e seu ministério.

Em consonância com seus documentos constitutivos próprios, e da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), no nível nacional, da qual a OPBB-Ca é um Seção, e também da Convenção Batista Carioca (CBC), da qual a OPBB-Ca é uma Organização, os Pastores Batistas Cariocas trabalham junto às Igrejas Batistas Cariocas, especificamente no trato com os pastores e as pastoras que são a ela filiados. Não está em nossa competência lidar com questões de pastores e pastoras que não sejam filiados à OPBB-Ca.

Toda e qualquer ação ou reação em relação aos pastores e às pastoras serão desenvolvidas, conforme estabelecem as normas vigentes, a partir de documentos assinados com por quem faz o requerimento. No documento devem constar os devidos apontamentos e informações que farão parte do que chamamos representação, de acordo com o Código de Ética da OPBB.

Importa destacar que quando há um processo em relação aos seus filiados, o pastor ou a pastora recebe convocação para comparecer em reunião agendada com antecedência. Via de regra a primeira reunião acontece na Sede da CBC ou outro local que não a igreja ou residência, quando o filiado oficialmente tomará ciência do documento que deu origem à representação.

A OPBB-Ca pode também atuar auxiliando às famílias e às igrejas ou aos ministérios vinculados aos seus filiados ou à CBC, no estrito propósito de promover, defender ou até mesmo corrigir o instituto do Ministério Pastoral, cuidando e capacitando o pastor ou a pastora, seus familiares e líderes com quem estes trabalham. Para tanto também será necessário documento assinado solicitando apoio ou parceria específicos.

Sendo assim, sem um documento que solicite ou requeira a atuação da OPBB-Ca, não há processo algum estabelecido. A OPBB-Ca não vai aos pastores ou às pastoras ou às igrejas sem algum documento assinado que indique o objeto do requerimento ou apoio solicitado.

A OPBB-Ca trabalha como Organização da CBC e sempre em parceria com ela para circunstâncias que tenham relacionamento com igrejas cujos pastores ou pastoras sejam a ela filiados. Isso quer dizer que não podemos atuar diretamente com as igrejas sem que o assunto seja relacionado a um pastor ou a uma pastora. Igrejas são responsabilidade da CBC. Pastores e Pastoras são responsabilidade da OPBB-CA. Não podemos atuar junto a igrejas ou pastores e pastoras que não sejam filiados à OPBB-Ca, seja para tratar de problemas ou para ajudar em processos de sucessão pastoral e outras demandas.

Sempre adotamos em nossas ações os Princípios Batistas, dentre eles o da Autonomia da Igreja Local e o da Competência do Indivíduo. Sendo assim sempre zelamos pelo respeito às decisões de cada igreja e aos posicionamentos de cada pessoa. A OPBB-Ca ou mesmo a CBC não podem interferir na gestão ou nas decisões internas de cada igreja sem que sejam oficial e documentalmente convidadas.

Sem mais, colocamo-nos à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários no sentido de atender aos requerimentos e solicitações que tenham relação com nossa atuação como OPBB-Ca.

Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2020.

David Curty
Presidente dos Pastores Batistas Cariocas – OPBB Nº 2426
[email protected]