fbpx

A contextualização da mensagem exige novas reflexões, amparadas por um alinhamento seguro com as Escrituras. Foi pensando nesse assunto que os pastores batistas cariocas realizaram, no dia 19 de fevereiro, nas dependências da PIB de Madureira, o primeiro Seminário de Pastores e Líderes de 2022.

A programação, que registrou cerca de 400 inscritos, trouxe para o centro das discussões o tema “Pregação para Hoje – Exposição Bíblica Contextualizada”. Para tratar da questão, foi convidado como palestrante o Pr. Irland Pereira de Azevedo, cujo histórico ministerial e acervo intelectual garantiram uma ótima experiência de capacitação.

“Depois de tanto tempo de distanciamento, foi auspicioso ver um grupo tão grande de pastores, suas esposas e líderes num encontro deste dia. O tema central foi exatamente a pregação, a pregação bíblica. Como precisamos de bons pregadores e de boa pregação! Que continue esse ministério abençoado e capacitador da OPBB Carioca”, comentou o Pr. Irland.

O Seminário de Pastores e Líderes contou ainda com cinco oficinas e um encontro de esposas de pastores – este último com o objetivo de tratar assuntos relacionados aos bastidores do ministério, tendo como palestrante a psicóloga Lucia Cerqueira. As oficinas abordaram os seguintes temas: Formas e tipos de exposição bíblica – com Valtair Miranda, coord. acadêmico do STBSB; Tipos de ouvintes (a quem estamos falando hoje) – Pastor Carlos Novaes, da IB Barão da Taquara; Temas de hoje para abordagem do pregador – Pastor João Emílio, da PIB de Irajá; O Pregador para hoje e seu preparo intelectual, emocional e espiritual – com Pr. Luiz Roberto, da IB Memorial da Tijuca; e Fidelidade na interpretação, fidelidade na exposição – com o professor João Boechat, do STBSB.

O treinamento oferecido aos pastores e líderes aconteceu em parceria com o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. A contribuição se deve tanto à participação de alguns integrantes de seu corpo docente, quanto à emissão de certificados validados pela instituição acadêmica. Essa sinergia é um dos valores que valem a pena serem cultivados em nossa denominação.

Presente ao evento e feliz com o clima de capacitação ofertado às igrejas, o presidente da Convenção Batista Carioca, Pr. Sérgio Dusilek, ressaltou a vocação da estrutura denominacional: “A alegria de participar de qualquer tipo de capacitação promovida por alguma organização da Convenção está alinhada a duas grandes coisas: a primeira delas é a finalidade de um trabalho convencional que é justamente ser meio, instrumento de bênçãos para a vida das igrejas; a segunda é perceber como o nosso povo ama a igreja, ama a palavra de Deus e gosta de coisa bem feita. Por isso, sempre que for oferecida a possibilidade de participar de um treinamento da Convenção, participe”.

A OPBB Carioca já prepara, para os próximos dias, o lançamento das inscrições para o Fórum de Pastores e Líderes: Ministério 4.0, que acontece no dia 26 de março, das 9h às 14h, na PIB de Campo Grande. Até lá!