Quem Somos

ASSOCIAÇÃO DE EDUCADORES RELIGIOSOS BATISTA CARIOCA

Quem Somos

A  Associação dos Educadores Religiosos Batistas Cariocas (AERBC) foi fundada em 25 de agosto de 2007.

A proposta da organização de associações estaduais de Educação Religiosa atende a necessidade que surgiu em 2006, quando foi necessário repensar a educação religiosa Batista no Brasil após o fim da JUERP. Em 2007, na Assembleia em Florianópolis (SC), foi criado o Comitê de Educação Religiosa que elaborou o Plano Diretor de Educação Religiosa (PDER).

O PDER¹ direciona o ato de se fazer educação religiosa nas igrejas batistas, ampliando o processo ensino-aprendizagem, de modo a partir de uma teologia e filosofia (pensar teórico) de educação do ponto de vista cristão, para depois entrar no âmbito da prática do ensino através da capacitação de nosso povo nas mais variadas áreas do cristianismo e da vida cristã.

NOTA:
¹ Confira o PDER na integra no site da CBB.

 

Visão Filosófica da AECBC

Somos uma associação composta por educadores comprometidos com o  ensino cristão respaldado pela Sagrada Escritura divinamente inspirada, que justifica nossa fé e prática, atribuídos de competências e habilidades que contribuem para uma visão crítica e humana, que constituem nossa consciência ética religiosa neste mundo em permanente transformação.

Como vocacionados pelo Senhor, buscamos cumprir com sua vontade de ensinar a guardar todos os seus ensinos e a repassar a homens idôneos tudo o que temos aprendido através de estratégias educacionais coesas baseadas em pressupostos cristãos que efetivamente ajudarão outros educadores dentro de um determinado contexto cultural a se tornarem mais parecidos com Jesus Cristo, para que pelo conhecimento da verdade, em Cristo Jesus, sejamos libertos de todo ensino fragilizado proposto pela cultura variável segundo as tradições e para plena convicção da educação vinda do Pai que não sofre dúvidas nem sobra de variação.

Assumimos a responsabilidade de prosseguir aprendendo, entendendo que o aprendizado cristão é contínuo, e nos comprometemos a ensinar a tempo e fora de tempo, assumindo que para isso fomos criados e para este propósito vivemos, até que Cristo volte e com ele encerremos a carreira. Ensinamos desde os pressupostos e fundamentos da teoria, política até a prática educacional. Não estaremos apenas reproduzindo a visão da prática já existente, mas nos debruçaremos no pensar teórico metodológico das tendências pedagógicas que contribuem com o avanço do ensino cristão e aos efeitos por elas manifestos na prática educativa no ambiente eclesiástico.

Compreendemos que a educação cristã está implícita em todo âmbito eclesiástico, possibilitando e nos desafiando a um ensino cristão integral não alienante nem individualista, que possa preencher os espaços cristãos da essência da Palavra de Deus formando e transformando vidas, capacitando educadores para uma prática comunitária que possa atender plenamente a realidade do seu campo de atuação.

Consideramos os crentes como um ser integral que precisa da educação cristã tendo seu projeto funcional, partindo dos valores e objetivos cristãos aplicáveis à qualquer época e cultura, refletindo os valores permanentes do Reino de Deus. Por isso, objetivamos promover a lealdade a Deus através de fundamentos bíblicos que fortaleçam as doutrinas da fé cristã e dos fundamentos que sustentam seu chamado; possibilitar espaços que fomentem as discussões sobre a responsabilidade cristã com a sociedade (igreja/civil) despertando à necessidade do testemunho da vida cristã aprendida nos espaços eclesiásticos; e equipar os educadores cristãos para que juntos deleguemos a outros o compromisso de testemunhar do evangelho através do ensino cristão.

Tudo porque cremos que nenhuma outra plataforma educacional, a não ser a mensagem da cruz, será capaz de transformar o homem num membro realmente útil à sociedade e ao Reino de Deus. Sim, somente o Evangelho de Cristo é capaz de educar integralmente o homem.

Diretoria

Priscila Mariano Mota
Presidente
Membro da IB Nova Canaã, Campo Grande; Bacharel em Educação Religiosa (ICER).

Edinir Luiza Machado Coelhor Carvalho
Secretária
Membro da Primeira Igreja Batista de Cosmos; Bacharel em Educação Religiosa (ICER); Juiz de Paz Eclesiástico (FATUN).

Vanessa Vidal Gomes de Moraes
1ª Secretária
Membro da Primeira Igreja Batista de Senador Camará; Técnica em Informática; Bacharel em Educação Religiosa (ICER); Professora.

Tatyane Porto Diolino
2ª Secretária
Membro da Primeira Igreja Batista em São Fernando.

Simone de Sousa Morais

Vice-Presidente
Membro da Segunda Igreja Batista da Vila da Penha, Bacharel em Educação Religiosa (IBER/Betel), Pedagoga, Professora com especialização com criança (PNA), Flebotomista.

Mary Lúcia da Silva
2ª Tesoureira
Membro da Primeira Igreja Batista em Marechal Hermes; Doutora em Química; Licenciatura em Pedagogia; Especialista em Análise do Desempenho Escolar.

 

» Acontece na AERCBC