Censo Batista Brasileiro

Sua igreja pode nos ajudar a traçar objetivos mais precisos para nossa denominação, respondendo simples perguntas.

A CBB está realizando o I Censo Batista, que será um retrato de corpo inteiro da denominação batista com o levantamento do perfil e características das igrejas, ou seja, ele nos dirá quantos somos, como somos e onde estamos.

As questões que serão investigadas no Censo Batista 2016 são produtos de amplas consultas e debates com representantes da Convenção Batista Brasileira, sendo a Junta de Missões Nacionais o articulador deste processo.

Hoje somos aproximadamente 13.436 igrejas e congregações que somam aproximadamente 1,7 milhões batistas da CBB, o que representa 0,8% da população brasileira. Mas…O que sabemos desta população batista? Qual é o perfil e a localização dessas igrejas? Qual é a distribuição da faixa etária dessa população? Qual a visão de crescimento? Qual é o perfil do pastor e suas formações? Qual trabalho tem sido desenvolvido com crianças, surdos, estrangeiros etc.? Qual é o envolvimento missionário de cada igreja batista? Quais têm sido as ações de compaixão de graça?

O Censo de 2010 do IBGE revelou que a população evangélica no Brasil passou de 15,4% em 2000 para 22,2% em 2010. Destacado por Cardoso em 2011 na sua matéria para revista “Isto É” sobre ““O novo retrato da fé no Brasil”, o crescimento assustador dos que se declararam “evangélicos sem igreja”, classificados pelo IBGE como evangélicos sem vínculo institucional, que entre 2000 e 2010 aumentaram em 779,2% ou de 8,7 vezes (de 1.048.487 para 9.218.129). Neste mesmo censo, diminuiu o número dos que se declararam católicos ao longo da última década e aumentou o número dos que dizem não ter religião, quintuplicando de tamanho entre 1980 e 2010, grupo este heterogêneo composto por agnósticos, ateus e, sobretudo por indivíduos que passaram a declarar não dispor de filiação religiosa, não necessariamente por descrença.

Diante desta realidade histórica, o que tem acontecido com as nossas igrejas e congregações? Os dados que serão coletados neste Censo Batista são de suma importância para visualizarmos o cenário atual dos batistas da CBB. Com essas informações será possível traçar metas e objetivos mais pros para avanço da denominação e tomada de decisões.

Por que sua igreja deve participar
Os resultados do Censo serão utilizados, principalmente, para: Criar uma base de cadastros única e íntegra das igrejas e congregações batistas da Convenção Batista Brasileira; Mapear o real cenário batista; Conhecer a estrutura e a força do trabalho batista em cada município brasileiro; Traçar metas e objetivos mais precisos para o avanço da denominação.

Nós da Convenção Batista Carioca apoiamos e estamos empenhados em fazer do “Censo Batista 2016” uma bênção. As informações nos ajudarão em diversas estratégias de evangelização no campo carioca. Saber o perfil dos batistas cariocas nos proporcionará ações mais específicas e consequentemente resultados mais positivos. A participação de cada pastor de nossa Convenção Batista Carioca é fundamental para o êxito desse Censo Batista. O investimento de poucos minutos, no preenchimento do formulário, nos dará, em um todo, uma ferramenta extraordinária para futura ações. Não deixem de participar desse momento único de nossa denominação. Contamos com todos os pastores.
Censo Batista 2016: você faz parte desse momento!

Pr. Nilton Antonio de Souza

Diretor Geral da Convenção Batista Carioca, Convenção Batista Carioca