RELATÓRIO DA ASSOCIAÇÃO DE EDUCADORES RELIGIOSOS CRISTÃOS DA CBC A SER APRESENTADO NA REUNIÃO DO CONSELHO ADMINISTRATIVO DA CBC, NO DIA 18 DE OUTUBRO DE 2016.

Como organizar a Educação Cristã de nossa igreja?
O que é o Plano Diretor de Educação Religiosa – PDER?
Como auxiliar os Educadores Cariocas na elaboração de um Projeto Político Pedagógico que atenda a realidade de sua igreja local?
Como renovar a educação cristã sem alterar a fundamentação teológica do ensino para o povo cristão?
Quem pode ser Educador Cristão?
Como formar um Educador Cristão?

Esses e muitos outros questionamentos têm sido respondidos pela Associação de Educadores Cristãos Batistas Cariocas através das visitas de assessoramento, das palestras sobre Educação Cristã, dos artigos sobre o desenvolvimento da fé cristã por meio do ensino, e tantas outras oportunidades de encontro com Educadores Cristãos, líderes de ensino e pastores.
Estamos reconstruindo nossa história junto à nossa Convenção Batista Carioca, retomando laços com líderes associacionais. O coordenador do Departamento das Associações nos solicitou esta parceria, e indicamos educadores que integram o Grupo de Trabalho da AECBC que ficaram subdivididos por associações para atendê-los. Juntos, desenvolveremos o trabalho no campo da educação cristã que atendam às necessidades das igrejas batistas.

Continuamos empenhados com a organização do Projeto Político Pedagógico da AECBC e já definimos nossa Visão Filosófica, com base nos diálogos das reuniões do GT-AECBC e nas respostas dos questionários que retornaram respondidos por alguns educadores religiosos.

Ampliamos nosso espaço de comunicação. Oficializamos a página no Facebook e recebemos o link próprio no site da CBC. Conquistas que ampliam nossa possibilidade de alcance dos Educadores do campo carioca.

Estamos nos preparando para o I ACAMPAMENTO DA AECBC. Nossa proposta é tratar do educador física, emocional e socialmente. O Acampamento está previsto para 31 de março, 01 e 02 de abril de 2017, no Sítio Massapê – Paciência – RJ.

Visão filosófica da AECBC

Somos uma associação composta por educadores comprometidos com o  ensino cristão respaudado pela Sagrada Escritura divinamente inspirada, que justifica nossa fé e prática, atribuidos de competências e habilidades que contribuem para uma visão crítica e humana, que constituem nossa consciência ética religiosa neste mundo em permanente transformação.

Como vocacionados pelo Senhor, buscamos cumprir com sua vontade de ensinar a guardar todos os seus ensinos e a repassar a homens idôneos tudo o que temos aprendido através de estratégias educacionais coesas baseadas em pressupostos cristãos que efetivamente ajudarão outros educadores dentro de um determinado contexto cultural a se tornarem mais parecidos com Jesus Cristo, para que pelo conhecimento da verdade, em Cristo Jesus, sejamos libertos de todo ensino fragilizado proposto pela cultura variável segundo as tradições e para plena convicção da educação vinda do Pai que não sofre dúvidas nem sobra de variação.

Assumimos a responsabilidade de prosseguir aprendendo, entendendo que o aprendizado critão é contínuo, e nos comprometemos a ensinar a tempo e fora de tempo, assumindo que para isso fomos criados e para este propósito vivemos, até que Cristo volte e com ele encerremos a carreira. Ensinamos desde os pressupostos e fundamentos da teoria, política até a prática educacional. Não estaremos apenas reproduzindo a visão da prática já existente, mas nos debruçaremos no pensar teórico metodológico das tendências pedagógicas que contribuem com o avanço do ensino cristão e aos efeitos por elas manifestos na prática educativa no ambiente eclesiástico.

Compreendemos que a educação cristã está implicita em todo âmbito eclesiástico, possibilitando e nos desafiando a um ensino cristão integral não alienante nem individualista, que possa preencher os espaços cristãos da essência da Palavra de Deus formando e transformando vidas, capacitando educadores para uma prática comunitária que possa atender plenamente a realidade do seu campo de atuação.

Consideramos os crentes como um ser integral que precisa da educação cristã tendo seu projeto funcional, partindo dos valores e objetivos cristãos aplicáveis à qualquer época e cultura, refletindo os valores permanentes do Reino de Deus. Por isso, objetivamos promover a lealdade a Deus através de fundamentos bíblicos que fortaleçam as doutrinas da fé cristã e dos fundamentos que sustentam seu chamado; possibilitar espaços que fomentem as discussões sobre a responsabilidade cristã com a sociedade (igreja/civil) despertando à necessidade do testemunho da vida cristã aprendida nos espaços eclesiásticos; e equipar os educadores cristãos para que juntos deleguemos a outros o compromisso de testemunhar do evangelho através do ensino cristão.

Tudo porque cremos que nenhuma outra plataforma educacional, a não ser a mensagem da cruz, será capaz de transformar o homem num membro realmente útil à sociedade e ao Reino de Deus. Sim, somente o Evangelho de Cristo é capaz de educar integralmente o homem.

A nossa visão filosófica define o que acreditamos e justifica nossas ações. Foi elaborada com base no Plano Diretor de Educação Religiosa da CBB (PDER).
A visão filosófica da AECBC foi elaborada a partir das discussões entre educadores do Grupo de Trabalho e respostas dos líderes de educação que participaram do questionário de pesquisa sobre o funcionamento da educação cristã nas igrejas batistas, em 24/setembro/2016, na reunião do GT-AECBC na PIB em Mesquita – RJ.