Diante das diversas formas de propagação do evangelho de Cristo no Rio de Janeiro, um dos meios utilizados por Missões Rio é o esporte. Com o objetivo de fornecer acesso a práticas esportivas, a Missão Esportiva, coordenada pelo pastor Ulisses Torres, busca apoio das igrejas locais para que este trabalho se torne mais abrangente na cidade.

Os ministérios esportivos das igrejas locais, que contam com o apoio de Missões Rio, estão sendo associados ao Circuito Carioca de Qualidade de Vida (CCQV) – um projeto abrangente que une formação de liderança, capelania e evangelização através do esporte. A Igreja Batista Jardim Novo Realengo é uma dessas igrejas que se tornaram parceiras do CCQV. Há alguns meses vem desenvolvendo a prática do Jiu-Jitsu e pregando valores cristãos para a comunidade onde está inserida.

Walter Davi, professor de Jiu-Jitsu que também exerce atividades de capelania na IB Jardim Novo Realengo, afirma que o esporte é uma ferramenta poderosa de evangelização para um grupo específico de pessoas. “As pessoas não entrariam na igreja para assistir a um culto, mas, através do esporte, elas vêm para buscar uma atividade física e a gente pode levar a palavra de Deus”, contou. Todas as atividades realizadas pelos missionários e voluntários engajados nessa causa tem propósito ministerial com foco no evangelismo da comunidade envolvida, e nisso consiste todo esforço dedicado a essa missão.

O projeto esportivo também promove a reconciliação de vidas, como foi o caso do aluno Rodrigo Oliveira. Ele lembrou que estava afastado do evangelho quando recebeu o convite para praticar o Jiu-Jitsu na igreja. Na medida em que foi se desenvolvendo, viu reascender em seu coração o amor de Cristo. “Este projeto está sendo uma bênção em minha vida. Está me ajudando a retornar para Deus”, afirmou.

O pastor da igreja, Leonardo Matias, conta que os resultados positivos já podem ser observados: “Além da prática esportiva, o evangelho tem sido pregado e as crianças têm absorvido o evangelho com muita naturalidade. Elas têm recebido a semente da palavra de Deus, e certamente isso já tem feito um grande diferencial na vida delas”. Ele ainda afirmou que, hoje, a Capelania Esportiva é muito relevante para a sua comunidade de fé e para a comunidade do entorno.

Muitas vidas podem ser alcançadas mediante este trabalho, portanto é necessário que haja envolvimento e comprometimento de mais igrejas e pessoas, para que os projetos cheguem a outros bairros fornecendo acesso ao esporte e propagando o evangelho.

Para participar da rede de ministérios esportivos CCQV (Circuito Carioca de Qualidade de Vida), entre em contato com Missões Rio, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone da Convenção Batista Carioca (21) 2569-0988 (peça para transferir para o departamento Missões Rio).