O carnaval carioca está em constante atualização. Os que se isolam [e aqui não cabe julgamento quanto a isso, pelo contrário], não enxergam tais mudanças e tampouco entendem as oportunidades que todos os anos se apresentam aos que buscam um estilo de vida mais missional.

Se você realmente deseja a transformação do Rio de Janeiro, então continue lendo este artigo e reflita no mar de possibilidades que sua igreja terá ao fazer parte da nossa rede de parcerias que, em 2018, será responsável por impactar não apenas a capital carioca, mas vários outros municípios do estado.

O carnaval é bem mais que uma festa de Rua ou ambiente de libertinagem. Por trás de uma fantasia, há alguém que tem seus dilemas e que sofre com a dureza da vida. Pessoas que buscam respostas existenciais e que, inclusive, viveram alguma experiência de fé. Seus dramas são desconhecidos pelos diretores das escolas de samba, pelos mestres de bateria e pelos empresários que movimentam financeiramente todo o cenário do samba.

Essa análise é tão necessária que, sem ela, tudo é simplificado, resumido a uma “artimanha do inimigo”. Com um olhar diferenciado pelos que perecem nessa ciranda de ilusões, enxergamos potencial, missão e interdependência. Três aspectos essenciais para quem deseja ser relevante como seguidor de Cristo.

 

Família recebeu a visita de voluntários em sua residência.

 

Potencial tem tudo a ver com fé

Enxergar potencial, de acordo com o dicionário, é ver algo que está suscetível de acontecer, mas sem existência real. Pensar no próximo como alguém dotado de potencial é, então, enxerga-lo pela ótica da fé. Se evito a oportunidade de me aproximar de alguém por não compactuar com seu estilo de vida, aniquilo seu potencial de vir a desfrutar do amor de Cristo.

No Impacto de Carnaval 2018, ao trabalharmos o tema “Pelo Direito à Esperança”, ressaltamos que o Rio de Janeiro tem um grande potencial de vida, de paz, de solidariedade. Esse potencial precisa ser apresentado pela igreja, por todo aquele se identifica com a lógica do evangelho.

Imagine evangelizar uma única pessoa que, em poucos dias, estará testemunhando o milagre que Cristo fez em sua vida e, com isso, contagiará outros de sua família e seu círculo de amizade. Tudo porque alguém enxergou nela um potencial !

Enquanto o potencial nos permite abrir o coração para enxergar o próximo, a missão nos leva a seguir em frente. A consciência da missão é o engajamento necessário para dar continuidade aos propósitos de Deus para o próximo e para a nossa própria existência.

A missão nos ajuda a continuar

Uma vez ativada, essa consciência tende a nos levar a novos patamares de experiência com Deus e evita o comportamento “fogo de palha”. Essa postura, que também pode ser definida como auto sabotagem, precisa ser combatida a qualquer custo. Por isso você precisa reforçar sua consciência diariamente com períodos devocionais e pequenas tarefas que, no final da semana, resultem em grandes ações.

Aqui, no Impacto de Carnaval, temos voluntários que mal conseguiam realizar abordagens de rua e hoje lideram grupos, treinam líderes ou fazem parte das estratégias por trás de grandes eventos de evangelização. Eles se tornaram bênçãos para suas próprias igrejas, para o bairro, para a cidade ou para outros países ao redor do mundo.

Voluntária evangeliza criança na comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro.

Interdependência porque, sim, precisamos do outro

Por último, falaremos de Interdependência, que é a realização da mesma finalidade pela ajuda mútua, a parceria. Esse aspecto é realmente responsável pela sobrevivência do Impacto de Carnaval! Porque o Impacto só acontece pelo somatório de pessoas com a mesma finalidade: levar o evangelho a todos que precisam de transformação.

A cada ano nossa Interdependência se torna mais forte e quero que você entenda isso de uma forma positiva. Porque Cristo assim deseja. O termo “para que sejam um”, em João 17.20-24, revela o desejo de Cristo em nos manter próximos uns dos outros, realizando feitos em parceria para que Deus seja exaltado.

A interdependência, diferente da consciência da missão [que aqui menciono como uma característica pessoal] , nos leva a ampliar as ações de Cristo a partir do outro. Ela reside nessa aliança em prol de objetivos alinhados, claramente definidos. Exemplo disso é o que vai acontecer em 2018, quando a Convenção Batista Carioca e a Convenção Batista Fluminense estarão em interdependência, juntamente com suas igrejas, para a realização do Impacto de Carnaval.

Conheça, analise e coloque em prática

Você realmente conhece o Impacto de Carnaval? Convido você a refletir sobre isso. Mas, dessa vez, utilize os aspectos mencionados acima. Até porque, se você parar para pensar, potencial, missão e interdependência são aspectos aplicáveis a quase tudo na vida. Coloque-os em prática!

 

Se já tomou a decisão de participar com a gente, acesse www.impactodecarnaval.com.br .