O feriado de Finados, 02/11, é marcado por tristeza em vista daqueles que perderam alguém próximo. Nesta data, os cemitérios recebem um grande número de pessoas que dedicam o dia para prestar homenagens, nos túmulos de amigos e parentes.

A ação evangelística Impacto Pleno em Cristo surgiu a partir da necessidade de apresentar o amor de Deus a essas pessoas. A mobilização, coordenada pela Missão aos Enlutados da Convenção Batista Carioca, ocorreu em quatro cemitérios da cidade, reunindo cerca de 120 voluntários nos cemitérios do Caju, Irajá, Inhaúma e Botafogo. Além da evangelização, voluntários realizaram aferição de pressão, distribuição de água, ventarolas, folhetos e literaturas. “Quando os corações estão quebrantados é uma oportunidade de falarmos do amor Deus às Pessoas”, afirmou a voluntária Denise Pereira.

Apoio das Igrejas

A programação contou com o apoio da Primeira Igreja Batista do Caju, Primeira Igreja Batista de Botafogo, Segunda Igreja Batista de Irajá e Segunda Igreja Batista de Inhaúma. Elas deixaram suas portas abertas para servirem como base para os voluntários. Nelas foram servidos o café da manhã e o almoço.

“É muito edificante contemplar a glória de Deus em cada participante. Muito nos alegra também o coração e somos estimulados a servir ao Senhor com mais interesse e amor”, declarou o pastor Nivaldino Bastos, da Segunda Igreja Batista de Irajá.

Para facilitar o transporte dos materiais que foram utilizados na ação, a Igreja Batista do Calvário, o Seminário Teológico Betel, a Primeira Igreja Batista de Vila do João e a Primeira Igreja Batista do Jacaré disponibilizaram seus veículos, que foram de grande valia para a logística do evento.

Além disso, grupos específicos, representando suas igrejas, abençoaram a programação com seus talentos. “Tivemos a participação do Sexteto Masculino da Igreja Batista de Itacuruçá, que com belos hinos inspirativos louvou a Deus com lindas canções, debaixo de sol e calor escaldante. Só mesmo o Senhor para os recompensar! “, contou a missionária Amariz Braz, da Missão aos Enlutados.

Materiais

A missionária Devani Alves, da Missão Hospitalar, foi testemunha do impacto que a ação e suas ferramentas tiveram na vida uma senhora. Falando ao telefone, contou que havia recebido o livro “Haja Paz”, do Pastor Israel Belo de Azevedo, concluindo a leitura ali mesmo, no cemitério. “Acabei de ler um maravilhoso livro que recebi aqui no cemitério. Estou levando para que você leia”, falava com uma pessoa do outro lado da linha.

Grande parte dos materiais utilizados no Impacto Amparo Pleno em Cristo foram fornecidos pela Sociedade Bíblica do Brasil, que apoiou a realização da programação doando livretos, tais como: O Maior Amor de Todos, Deus é o Nosso Refúgio, Ânimo, entre outros. “Esses foram de acordo com a necessidade emocional dos que por ali passavam sofrendo a dor da perda do seu ente querido”, relatou o pastor Nelson Cardoso, missionário da CBC.

Força Voluntária

Sabe-se que a união é essencial para um alcance de vidas em ações evangelísticas. É necessário contar com pessoas que estejam bem-dispostas fisicamente, emocionalmente e espiritualmente para assim, prestarem assistência eficaz àqueles que estão sedentos desta compaixão. Quanto a isso, o Impacto obteve um número satisfatório de voluntários que, realmente, compreenderam o objetivo da missão e se dispuseram a atender aos enlutados. “Está sendo uma experiência que está impactando a minha vida. Estou sentindo uma transformação de Deus. Está sendo muito importante para a minha vida espiritual”, afirmou a voluntária Bianca Muradas, da Primeira Igreja Batista de Irajá.

A voluntária Vera Cardoso, da Segunda Igreja Batista do Rio de Janeiro, atuou no cadastro de pessoas e teve a oportunidade de apresentar Jesus como o único que podia trazer alívio e consolo a uma mãe que, neste ano, havia perdido seu esposo e, há poucos dias, seu filho. Histórias impactantes como essas foram vivenciadas por muitos voluntários que também tiveram o privilégio de consolar, abraçar e orar por essas pessoas.

Impacto de Carnaval

O Carnaval é um momento em que toda a cidade se reúne nas ruas para uma celebração que, normalmente, resulta em tragédias e degradação de vidas. Mas também é mais uma oportunidade de manifestar o amor de Cristo. Portanto, Missões Rio – departamento da Convenção Batista Carioca – realizará, nos dias 21 a 25 de fevereiro de 2020, a 25ª edição do Impacto de Carnaval. As inscrições estão abertas pelo site www.impactodecarnaval.com.br. Aproveite o valor promocional do primeiro lote de inscrições até o dia 31 de dezembro.